Projeto Abraão
Levantando Intercessores pela Coreia do Norte
BOLETIM INFORMATIVO
N° 124 Set/2023
Coreia do Norte Reabre Fronteiras
A Coreia do Norte fechou suas fronteiras em 2020, no início da pandemia do coronavírus. Desde então, a entrada no país foi proibida.
Nessa semana a Coreia do Norte anunciou que está flexibilizando as restrições impostas pelo Covid-19. O país, entre os mais fechados do mundo, reabriu as fronteiras para cidadãos que vivem no exterior. Hoje, os cidadãos que vivem em outros países, podem voltar à Coreia do Norte. O governo exige, no entanto, uma quarentena de uma semana.
A medida vem meses depois que países da Ásia derrubaram as restrições para a Covid-19. Voos entre China e Coreia do Norte também foram retomados. As viagens para a Rússia devem voltar a acontecer ainda nesta semana.
A notícia é motivo de grande alegria para a comunidade cristã global. Isso permitirá que missionários que servem na Coreia retornem ao país e que vários ministérios evangelísticos possam retomar suas atividades, aliviando po sofrimento de muitas pessoas. Um importante projeto de distribuição de bíblias no país, programado para dezembro, já está em andamento, e acreditamos que isso trará bênçãos para muitos.
No entanto, os analistas esclarecem que o governo norte-coreano ainda não está pronto para abrir totalmente as suas fronteiras. "Primeiro, os norte-coreanos não foram vacinados", disse Cho Hanbum, pesquisador do Instituto Coreia para a Unificação Nacional. Ele acrescentou que Pyongyang pode estar assustada com o "colapso" do sistema médico chinês após a sua decisão repentina, em dezembro, de pôr fim à sua política de Covid Zero, que manteve durante três anos. A China registrou um aumento maciço nas hospitalizações e mortes que, segundo alguns especialistas, teriam deixado cerca de 2 milhões de mortos nas semanas seguintes à suspensão da Covid Zero. O sistema de saúde norte-coreano é um dos mais deficientes do mundo e carece de vacinas contra a covid, de tratamentos antivirais ou de capacidade para realizar testes em massa.
O fato é que a Coreia necessita do nosso apoio e das nossas intercessões. Com as fronteiras fechadas a situação dos norte coreanos fica bem mais complicada. Esperamos que agora muitos norte coreanos possam retornar ao seu país e as organizações cristãs possam novamente abençoar o povo dessa terra.
Que possamos juntos continuar investindo do nosso tempo e das nossas orações nessa nação tão carente.
Curiosidades da Coreia do Norte
Na Coreia do Norte os cidadãos ou visitantes que dormirem enquanto o “mestre” está falando são punidos com morte. O ex-ministro da Defesa do país, Hyon Young Chol, foi condenado à morte por dormir durante o evento e não cumprir as ordens de Kim Jong-un. Hyon foi executado em público por um tiro de bateria antiaérea;
O país decreta luto no dia de aniversário de morte de Kim Il-sung, fundador da dinastia e avô de Kim Jong-Un. Nesse dia é proibida qualquer manifestação de alegria como, por exemplo, falar alto, sorrir, dançar e entre outras.
Motivos de Oração em Favor da Coreia do Norte
Louve a Deus pela reabertura das fronteiras na Coreia do Norte;
Ore por essa nova fase na Coreia, onde norte coreanos e estrangeiros retornarão para o país. Que seja um tempo de grandes transformações;
Interceda pelos cristãos desse país que sofrem muito para exercerem sua fé.