Projeto Abraão
Levantando Intercessores pela Coreia do Norte
BOLETIM INFORMATIVO
N° 121 Jun/2023
Notícia Chocante
Nessa semana fomos surpreendidos com mais uma notícia triste vindo da Coreia do Norte. Uma família foi condenada à prisão perpétua pelas suas práticas religiosas e por ter uma Bíblia. Toda a família, incluindo uma criança de dois anos, foi enviada para um campo de prisioneiros.
Essa prática é mais uma violação dos direitos humanos na Coreia do Norte. Esse líder ditador dá conta de diferentes abusos cometidos contra norte-coreanos por professarem as mais diferentes religiões e credos. A Coreia do Norte é um estado ateu e, como tal, a prática religiosa é amplamente desencorajada.
Um relatório do “Korea Future” entrevistou 244 vítimas de perseguição religiosa com idades compreendidas entre os dois e 80 anos, a maioria dos quais aderentes do xamanismo (150) e do cristianismo (91). A maior parte dos entrevistados eram mulheres (mais de 70%), acusadas de diferentes práticas religiosas na Coreia do Norte e na China ou de possuírem objetos religiosos entre outros crimes. Uma das vítimas condenada a cumprir pena num campo de prisioneiros descreveu que tinha de trabalhar sem ser adequadamente alimentada. “Sofri de má nutrição e não tinha a certeza de que sobreviveria”, contou, confessando que chegou a pesar “apenas 35 quilos” e que “parecia um esqueleto”. De acordo com o relatório do Departamento de Estado norte-americano, outros prisioneiros foram alvo de violência física e psicológica, forçados a ficar em posições desconfortáveis por longos períodos e obrigados a ingerir comida contaminada.
Segundo um relatório da Missão Portas Abertas dos Estados Unidos, essa organização não-governamental que trabalha a favor dos cristãos perseguidos, também citado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, os cristãos são considerados “a mais perigosa classe política” na Coreia do Norte e a sua perseguição é “violenta e intensa”. O documento descreve a vida dos cristãos norte-coreanos como “um caldeirão constantemente sob pressão” e estima que entre 50 mil e 70 mil estejam presos.
Vamos continuar intercedendo pelos norte-coreanos, principalmente os cristãos.
Equipe Projeto Abraão
Curiosidades da Coreia do Norte
- Segundo dados do site Statista, a Coreia do Norte é o quarto país com o maior número de forças armadas do mundo, atingindo 1,3 milhões de soldados ativos em 2021! O país perde apenas para a China, Índia e Estados Unidos;
- O Hotel Ryugyong, localizado em Pyongyang, é um arranha-céu inacabado de 105 andares usado desde 2018 para mostrar propagandas do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC) por meio de um display de LED montado em sua fachada.
Motivos de Oração em Favor da Coreia do Norte
- No dia 6 de janeiro, autoridades de todo o mundo assistiram com espanto o anúncio da realização de um teste nuclear com bomba de hidrogênio (bomba H), na Coreia do Norte. A divulgação aconteceu logo após terremoto de 5.1 graus sentido na região nordeste do país. Os EUA e diversos especialistas, no entanto, duvidam que os norte-coreanos tenham realmente produzido tal tecnologia e alegam que deve ter sido utilizado artefato de menor impacto. Esse é o quarto teste atômico que realizam. Motivo de preocupação e oração, a bomba de hidrogênio pode ser 50 vezes mais potente que uma bomba atômica convencional, material que tem imenso potencial de destruição. O evento causou indignação e repúdio por parte da população local e entre a comunidade internacional, a qual tem aplicado sanções duras contra o governo do ditador Kim-Jong-un, 33 anos, líder supremo desde 2011.