Logo Projeto Abraão

Projeto Abraão

Levantando Intercessores pela Coreia do Norte

BOLETIM INFORMATIVO

N° 80 Jan/2020

O Segredo da Igreja Perseguida

Os cristãos perseguidos norte-coreanos vivem diariamente sob a forte pressão imposta pelo governo, cujo objetivo é fazer com que eles não tenham energia para se engajar em “atividades ilegais”. Semanas de 48 horas de trabalho não são incomuns. E, além disso, as pessoas são forçadas a fazer “trabalho voluntário”. Mesmo trabalhando arduamente, muitos não conseguem o suficiente, e têm que ir para a floresta para encontrar algo para comer.

Alguns cristãos relatam que sob o governo de Kim Jong-un a vida se tornou ainda mais difícil. Ele causa tensão mundial com seus testes nucleares e ameaças verbais. Então, para contra-atacar a reação da comunidade internacional, o presidente ordena uma mobilização de cem dias, durante os quais as pessoas são chamadas a fazer hora extra. Quando os cem dias acabam, ele estende o período ou logo depois ordena uma nova mobilização, fazendo com que as pessoas tenham pouco tempo livre.

“Os períodos de mobilização sugam nossa energia. Mas buscamos servir a Deus sempre que podemos e fazemos pequenas reuniões”, compartilha um líder de igreja. Ele diz que sempre visita os irmãos em suas casas e tenta suprir as necessidades deles. “Ainda que eles sofram muitas coisas na vida, eu os encorajo a encontrar alegria através das dificuldades e viver com esperança no Reino eterno de Deus”, testemunha.

Olhos Espirituais

Um colaborador que evangeliza e treina cristãos norte-coreanos na China diz que a situação na Coreia do Norte piora a cada ano. Ele prepara os cristãos perseguidos para compartilhar o evangelho com pessoas de confiança. Apesar do grande perigo que isso representa para sua vida – uma vez ele quase foi pego –, mas continua seu ministério. “Eu faço este trabalho há muito anos, mas nunca antes tinha visto tantos norte-coreanos se convertendo como acontece hoje”, diz. Segundo ele, Deus está transformando o país de dentro para fora, e as forças das trevas vão resistir o quanto puderem.

Ele explica: “Se você olhar com olhos humanos, parece que as orações só pioram a situação. Mas se você olhar com os olhos espirituais e tiver amor pelas almas perdidas como eu tenho, então você deve se alegrar. Com certeza, a batalha é mais intensa que nunca. Mas sabe por quê? Porque Deus está libertando seus filhos”. Na Coreia do Norte, os cristãos tentam permanecer cristãos em circunstâncias desumanas. Eles sabem que podem perder a vida, mas nunca perderão a fé.

Curiosidades da Coreia do Norte

  • Roupas justas ou decotadas: O código de vestimenta do país é bastante conservador e tanto homens como mulheres devem usar roupas recatadas. Mostrar o umbigo em público pode levar à prisão;
  • Biquíni: Nas piscinas e praias, espera-se que as mulheres usem apenas maiôs discretos;
  • Calça jeans: Tido como símbolo do imperialismo americano, o jeans é proibido no país. É um paradoxo: não usam jeans, mas bebem Coca-Cola.

Motivos de Oração em Favor da Coreia do Norte

  • Ore para que Kim seja convencido a libertar os mais de mais de 50.000 cristãos injustamente mantidos em centros de detenção e campos de prisioneiros em todo o país;
  • Ore para que Kim afrouxe as exigências antigas de que os residentes frequentem aulas de doutrinação e se curvem aos retratos da família Kim;
  • Ore para que Kim suspenda os embargos de informações e permita que seu povo tenha maior acesso a programas de rádio, programas de TV e sites.