Logo Projeto Abraão

Projeto Abraão

Levantando Intercessores pela Coreia do Norte

BOLETIM INFORMATIVO

N° 87
Ago/2020

Duas Coreias: Mesmo Povo com Duas Realidades Opostas

Duas Coreias: Mesmo Povo com Duas Realidades Opostas

Coreia do Norte faz parte da antiga Coreia, que foi dividida após a II Guerra Mundial. A comunista Coreia do Norte possui um dos regimes mais fechados do mundo. São raros os turistas que visitam o país e há pouco intercâmbio comercial com o exterior. Sua fronteira com a vizinha Coreia do Sul, no paralelo 38, é muito vigiada. As duas nações estão tecnicamente em guerra desde 1950. A ameaça constante de confronto faz com que os norte-coreanos gastem, com defesa, o equivalente a 28,6% de seu produto interno bruto (PIB), uma das maiores taxas do mundo.

Localizada na península Coreana, no leste da Ásia, a Coreia do Norte é bastante montanhosa. Grande parte do território não é habitável nem adequado à agricultura, o que dificulta a produção de alimentos. Esse fato, aliado a anos seguidos de safras ruins, tem contribuído para que a população enfrente constante escassez de alimentos. A situação piora após a desintegração da União Soviética (URSS), já que a economia, baseada no desenvolvimento da indústria pesada e na mecanização da agricultura, entra em estagnação sem apoio soviético. O país é um dos mais ricos em recursos minerais do continente: possui cerca de 50% da reserva mundial de Magnesita e importantes depósitos de carvão, ferro, tungstênio e grafite.

Por outro lado, temos a Coreia do Sul que se tornou um dos chamados Tigres Asiáticos depois de duas décadas de grande desenvolvimento econômico. Seu produto interno bruto (PIB) cresce em média 9,1% ao ano entre 1980 e 1993, uma das mais altas taxas do mundo. Mesmo sentindo o impacto da crise mundial a partir de 1997, continua a ser um importante exportador de produtos eletrônicos, componentes para computadores e automóveis. As relações com a comunista Coreia do Norte, com a qual compartilha sua única fronteira terrestre são marcadas por constantes conflitos. A região fronteiriça é vigiada por 35 mil soldados norte-americanos.

Localizada na península Coreana, o território da Coreia do Sul é montanhoso, com litoral bastante recortado. Na capital, Seul, vive cerca de 25% da população, etnicamente muito homogênea. A língua coreana é falada em todo o país. Apesar de gramaticalmente semelhante ao japonês, ela não é escrita com ideogramas, e sim com um alfabeto fonético de 24 letras.

Duas realidades tão distintas. As duas coreias precisam dos nossos joelhos dobrados.

Equipe Projeto Abraão

Curiosidades da Coreia do Norte

  • Por volta de 0,85% da população norte coreana estão presos ou detidos em campos de concentração;

Motivos de Oração em Favor da Coreia do Norte

  • Ore pela situação política e econômica entre as duas coreias;
  • Ore pela união das Coreias;

Contato

Rua Goias, 631
Parque Nacional
Juquiá - SP
11800-000

Intercessores

Atualmente somos 1.370 intercessores